quinta-feira, 3 de março de 2011

Bicicleta

Este assunto poderia ser de grande importância, mas poucos sabem os perigos, e quem deveria saber, fingi que não sabe.
A bicicleta, é o meio de transporte mais apropriado para a sociedade de hoje. Mas devido a falta de ciclo vias e falta de respeito no transito, os ciclistas tende a inflar uma ingua no corpo da cidade.
São pessoas que pensam no meio ambiente, pessoas que economizam dinheiro de transporte, pessoas que buscam uma saúde melhor, ou simplesmente que gostam de andar de bicicleta.
Moro em Belo Horizonte, e por aqui vejo a falta de respeito no transito. São motoristas de ônibus fechando as bicicletas, carros buzinando, até mesmo pedestres reclamando de estarmos andando na via de carros (no asfalto).
Sabemos e está bem claro, que BH tem muita subida e transito intenso. Mas a falta de uma ciclo via decente em uma cidade grande como essa, pode trazer problemas. Quando falo que acho que entendo as dificuldades de fazer uma ciclo via, é por que já tenho em mente como solucionar o problema. Penso que fazendo ciclo vias que ligam os principais pontos de BH ao centro, diminuiria acidentes, pessoas doentes, poluição de automóveis, e a qualidade de vida melhoraria. Mas para isso também pensei em quais vias seriam viáveis a construção de ciclo vias. Na Avenida Afonso Pena, seria uma ótima escolha, onde o canteiro central comporta um aumento (redução da via de carros) do Centro a Praça da Bandeira. Seria necessário um mapa demográfico de cada trecho, indicando assim o tanto que cada ciclista teria que subir ou descer. Estes mapas seriam altamente ilustrados para manter o usuário informado, e não correr riscos de abuso de atividade física. Seriam instalados em toda a ciclo via. Importante que a via seja de asfalto e bem sinalizada, além de bicas de água. Seria feita uma forte campanha na TV, em rádio e internet para o uso de bicicletas. O apoio do governo seria essencial, mas também prioridade das autoridades em querer ajudar a sociedade.
E por aí vai meu projeto...
Muitos lugares, inclusive aqui em Belo Horizonte, tem várias manifestações. Felizmente é uma forma que a população enxerga para manifesta sua revolta com algo. Como diz meu irmão, seria uma ingua inflamada em um corpo humano, tem algo de errado acontecendo.
Nós, ciclistas somos uma ingua, e queremos respeito. Más em Porto Alegre, no Sul do Brasil, uma manifestação de ciclistas não foi muito bem sucedida.
Este acontecido, mostrou o que dezenas de ciclistas passaram. Más e os ciclistas que morrem a cada dia, um por um, por falta de segurança nas vias?

Fica meu pensamento.

Túlio de Melo Santos

Segue cenas da manifestação em Porto Alegre

3 comentários:

  1. É o famoso capitalismo, né Tulim?!

    Carros cada vez mais potentes, mais poluentes.. todo mundo querendo chegar rápido.
    Mas rápido? E aonde? Se o ritmo continuar assim, não vamos a lugar nenhum.
    O mundo tá pedido socorro e os apressados não estão vendo.
    Se for a única forma, espero que os bons ciclitas continuem, mesmo que aos poucos, mostrando que a bicicleta pode ser um caminho..

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Fe!
    Até onde vamos chegar????
    Ainda acredito que podemos mudar. Cada um fazendo sua parte. Sei que você faz a sua!D+ Fernandinha!!!!
    Bjosss!!!

    ResponderExcluir
  3. A idéia do projeto é também atingir a Cristiano Machado, Antônio Carlos, Via Expressa e Andradas. Também em alguns outros pontos.

    ResponderExcluir